segunda-feira, 1 de setembro de 2014

1 de Setembro


Segunda-feira: 2 Timóteo 3.1-10

 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. 6 São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. 7 Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade. 8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. 9 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
 10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

O fato de as Escrituras serem “INSPIRADAS” por Deus, como Paulo afirmou no texto de ontem, é a garantia de que tudo que nelas se encontra será cumprido, pois Deus não falha. A utilidade da Bíblia está ligada do fato de que todas as suas palavras são as palavras de Deus. Ela é capaz de dar salvação (v. 15), ensinar, repreender, corrigir, instruir na justiça (v. 16) e preparar para toda boa obra (v. 17). Diferente dos homens no texto de hoje, a Palavra tem que ser o alicerce da nossa vida e do nosso mi- nistério na vida de outras pessoas. Se não insistirmos que a Palavra soprada por Deus é a única solu- ção, geraremos homens que resistem e rejeitam a verdade da Palavra (v. 8), homens que parecem ser piedosos, mas negam o poder da Palavra (v. 5), homens que são amantes de prazeres mais do que amigos de Deus e da Sua Palavra (v. 4), homens que são incapazes de chegar ao conhecimento da verdade da Palavra (v. 7). Falando das palavras de Deus, Moisés disse, “Elas não são palavras inúteis. São a sua vida” (Dt 32.47).
É pelo conhecimento da Palavra (e a ação do Espírito) que as pessoas são transformadas: de condena- das para salvas (2 Tm 3.15) e depois de glória em glória (2 Co 3.18). Por que não convidar alguns ami- gos não crentes para começarem a ler e a estudar a Palavra de Deus com você? Comece com o livro de João. Experimente o que Deus pode fazer com a Sua Palavra na vida de seus colegas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário