segunda-feira, 1 de setembro de 2014

2 de Setembro




Terça-Feira: 2 Pedro 1.12-21

 12 Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam. 13 Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês, 14 porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou. 15 Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas.
 16 De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado". 18 Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo.
 19 Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações. 20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

Quando se fala da palavra “INSPIRADA”, refere-se ao produto final. Isso significa que a Bíblia é o que Deus soprou aos Seus servos palavras, sintaxe e figuras de linguagem. A Bíblia é útil porque é a Palavra de Deus. Mas tudo isso não descreve como chegamos a ter a Palavra de Deus em nossas mãos. Será que Deus ditou palavras que homens simplesmente a psicografaram para uma folha de papel? O texto de hoje ajuda a entender o processo. Deus usou homens com personalidades, perspecti- vas, estilos literários, paixões, convicções e experiências diferentes, mas todos impelidos pelo Espírito Santo a produzir exatamente o que Ele queria que fosse escrito. 
Homens escreveram as Escrituras, mas segundo o texto de hoje elas jamais tiveram origem na vontade humana. De fato, Pedro afirma que “NÃO seguimos fábulas engenhosamente inventadas” (v. 16). Paulo fala a mesma coisa em Gálatas 1.11-12. A Palavra que SE FEZ CARNE (Jo 1.14) era 100% Deus e 100% homem. A Palavra QUE FOI ESCRITA é também 100% divina e 100% humana. Deus é o Autor, mas usou indivíduos (não robôs) para entregar-nos Sua Palavra inspirada. Pedro encoraja seus leitores a permanecer firmes no meio da tribulação porque Jesus voltaria (v. 13). Essa convicção não é baseada na sua experiência (v. 16-18), mas sim no testemunho da Palavra de Deus (v. 19).
Você tem se empenhado no estudo da Palavra de Deus? Quanto tempo você têm investido em sua leitura? Durante esta semana, separe um tempo para ler algum livro bíblico que você menos conhece. Se tiver dúvidas, busque ajuda em comentários, bíblias anotadas ou pergunte a algum líder da sua igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário