segunda-feira, 1 de setembro de 2014

6 de Setembro


Sábado: João 20.24-31

 24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
 26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " 27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
 28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
 29 Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
 30 Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Tomé duvidou que o Senhor tinha ressuscitado e declarou que só acreditaria quando tivesse a oportuni- dade de tocar com a mão o buraco no lado de Jesus. Quando Jesus lhe deu essa oportunidade, Tomé reconheceu sua reação impetuosa e confessou a divindade de Cristo. No verso 31, João diz que as Palavras escritas por ele (e impelidas pelo Espírito) têm o mesmo propósito de fazer os leitores crerem que Cristo é Deus. Jesus apareceu a Tomé para que ele acreditasse. O livro de João é “TELICA” que vem da palavra grega “telos” que significa ter um propósito específico. A Bíblia também é “TELICA”. A ciência e habilidade de discernir esse propósito sob iluminação do Espírito Santo de Deus é conhecida como hermenêutica. Esses princípios nos ajudam a determinar a INTERPRETAÇÃO correta da Bíblia. O processo pelo qual isso é feito é conhecido como exegese. É óbvio que nem todos chegam à mesma conclusão quando começam a interpretar a Bíblia. Os assuntos são muito abrangentes. Porém, pode- mos chegar a uma conclusão importante: os problemas de interpretação não ocorrem por falhas da natureza das Escrituras, mas sim da natureza do homem. Você sabia que a igreja católica, por muitos anos, queria manter a Bíblia só na língua latina porque achava que a interpretação só podia ser feita pelos que a falavam. O homem comum não conhecia o latim e, como consequência, dependia comple- tamente do clero.
Deus deseja que você conheça a Sua Palavra e, por isso, estabeleceu meios pelos quais você pode conhecê-la corretamente. Invista tempo conversando com seu pastor a respeito de um bom livro que você possa adquirir para melhor entender a Palavra de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário