segunda-feira, 1 de setembro de 2014

31 de Agosto


2Timóteo 3.10-4.5

 10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! 12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.  13 Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. 15 Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Nesta carta, Paulo encontra-se preso novamente, aguardando a sua morte (4.6-8). Ele exorta seu filho na fé a permanecer firme nos seus deveres e doutrina apesar da perseguição. No trecho de hoje, enco- raja Timóteo a depositar toda a sua confiança nas Escrituras. Essa confiança se baseia na verdade expressa no verso 16. Toda escritura é “INSPIRADA” por Deus. A palavra gregatheopneustos é com- posta de duas outras palavras: theos, que significa Deus, e pneo, que significa soprar. Por isso, é ne- cessário crer que a inspiração foi “VERBAL”, palavra por palavra. Nas línguas em que foi escrita, a Bíblia está exatamente como Deus queria, incluindo sua gramática, sintaxe e figuras de linguagem. Estudamos as línguas originais para entender melhor o que Ele disse. Ela também é “COMPLETA”, isto é, todas as partes da Bíblia são a Palavra soprada por Deus. Não podemos escolher só aqueles textos que nos tocam em detrimento do resto. TODA Escritura foi soprada por Deus. Paulo alerta Timóteo de que chegaria um dia em que os seus ouvintes não apreciariam mais ouvir a confrontação da Palavra soprada de Deus e, no seu lugar, buscariam palavras que agradassem os seus próprios desejos. Como Paulo exortou seu filho a confiar na Palavra, Salomão exorta seu filho em Provérbios 3.5.
Nada que o homem cria por conta própria é tão fidedigno quanto aquilo que Deus (que é perfeito) reve- lou. Avalie tudo que você crê que é verdadeiro sobre o mundo, o homem e a vida. Quanto disso é “invenção do homem”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário