segunda-feira, 1 de setembro de 2014

5 de Setembro


Sexta-Feira: 1Coríntios 2.6-3.3

 6 Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 7 Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. 8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; 10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 11 Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
 14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois 16 "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.

 1 Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, 3 porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

O mesmo Espírito Santo de Deus que inspirou as Escrituras (2Pe 1.21) é apresentado no texto de hoje como a pessoa que capacita o nosso entendimento das Escrituras. ILUMINAÇÃO é o trabalho do Espíri- to Santo. Ele faz com que as Escrituras sejam compreensíveis e aplicáveis à nossa vida. Segundo o texto, a verdadeira compreensão da Bíblia é impossível se não for pela obra do Espírito Santo (v. 8, 14). O homem que não tem o Espírito Santo (v. 14) pode até conhecer fatos bíblicos, mas são loucura para ele, pois as coisas espirituais são reveladas exclusivamente por meio do Espírito. Em contraste, nós que temos o Espírito Santo de Deus compreendemos o que a Bíblia diz, pois somos instruídos espiritual- mente. Ele nos ensina por meios que Ele mesmo determinou a leitura e o estudo diligente (At 17.11) e o ouvir da Palavra por mestres (Ne 8.8) e pastores (1Co 12.28). Temos que ter todo cuidado quando falamos da obra do Espírito Santo na iluminação. O texto não diz que Deus continua revelando verda- des a Seu respeito por meio da inspiração. Nada precisa ser acrescentado ao que já foi revelado (Ap 22.18-19). Está bem claro que a obra do Espírito Santo nos ensina a entender e aplicar a Palavra já revelada. O próprio texto diz que é possível que a nossa imaturidade espiritual influencie, de uma forma negativa, o trabalho do Espírito (3.1-3).
Ore hoje para que Deus abra os olhos do seu entendimento (Ef 1.17-19) e os olhos de seus amigos descrentes para o poder do evangelho (Jo 16.7-11). Faça do Salmo 119.18 um modelo para a sua ora- ção: “Abra os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário