segunda-feira, 1 de setembro de 2014

4 de Setembro


Quinta-feira: Jó 42.1-7

 1 Então Jó respondeu ao Senhor:
 2 "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
 3 Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
 4 "Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.
 5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
 6 Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".
 7 Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

INERRANTE A Bíblia sempre é verdadeira nos assuntos que trata. A Bíblia não é livro de ciência ou história, mas tudo que ela diz no que tange à ciência ou à história é exato e verdadeiro. Isso não quer dizer que a Bíblia não usa figuras de linguagem que são comuns nas nossas conversas. Por exemplo, posso dizer que o pôr-do-sol foi lindo. A minha intenção não é enganar quanto à órbita da terra, mas quero descrever o que estou observando. A Bíblia usa de metáforas, símiles, analogias, comparações e parábolas; mesmo assim, nós podemos confiar totalmente na sua veracidade, pois é a Palavra de Deus. Wayne Grudem, no seu livro de Teologia Sistemática, define isso da seguinte forma: a inerrância signifi- ca que as Escrituras, nos seus manuscritos originais, não afirmam nada que é contrario aos fatos. Não existe nenhum fato que não seja conhecido por Deus desde a eternidade, e por isso é impossível Deus contrariar tal fato nas Escrituras. Isso quer dizer que nós não podemos julgar Deus e a sua Palavra como Jó e seus amigos fizeram. Ela nos julga. Há coisas além do nosso conhecimento. Existem coisas neste mundo que não entendemos. No verso 7, Deus ficou indignado com os amigos de Jó por não falarem o que era certo a respeito dEle. Somente a Bíblia reflete o caráter verdadeiro de Deus, e não cabe a nós inferir qualquer coisa a respeito de Deus que não se baseie no que Ele mesmo revelou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário